Cinesiologia - definição e história


A cinesiologia é um método de resposta do corpo, onde os mais variados tipos de distúrbios dos estados de energia e de órgãos do corpo podem ser analisados e ser harmonizados por meio de diversos métodos corretivos.
O teste muscular é a base da cinesiologia, apesar de responder aproximadamente por 10% de todo o seu campo de atuação. Outro aspecto importante é que o trabalho do profissional das diversas áreas da saúde pode ser facilitado e aprimorado com a cinesiologia.


História

A cinesiologia contemporânea foi criada pelo quiroprático norte-americano George Goodheart, em 1964, sendo o responsável pela introdução do teste muscular em diagnóstico médico, depois de ter descoberto as ligações entre o corpo e as funções musculares, como os meridianos da teoria da acupuntura, determinadas zonas de reflexo, alimentos e emoções.
Tempos depois, nos anos 70, um próprio colaborador de Goodheart, John F. Thie, desenvolveu o sistema denominado Touch for Health, com base na cinesiologia aplicada. Este sistema é dirigido a leigos e apresenta os procedimentos básicos e simplificados das diferentes técnicas da cinesiologia, onde através de testes musculares e equilíbrio de energia, cada músculo é associado a um meridiano e, de acordo com o resultado é fortalecido de maneira adequada.
Um acontecimento importante foi a criação do International Collegeof Applied Kinesiology (ICAK) em, 1975, nos Estados Unidos. Em 1982 os alemães fundaram o Instituto Alemão para a Cinesiologia Aplicada e, mais recentemente, em 1996, foi fundada a Sociedade Médica Alemã para Cinesiologia Aplicada.

O papel da cinesiologia esportiva
A cinesiologia voltada ao esporte teve como precursores os norte-americanos John Varun Maguire e Michael Ugljesa. Com base nas técnicas utilizadas pelo Touch forHealth e pela cinesiologia aplicada para o fortalecimento e harmonização de funções musculares, viram que as dores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez. Através deste método voltado ao esporte, a segurança dos músculos mais exigidos é examinada por meio de diferentes testes e, se houver necessidade, o problema é prontamente corrigido.
Existem ainda outros métodos de exame que são utilizados para otimizar os treinamentos dos jogadores, alimentação, auto-confiança e para a determinação da vontade de vencer.

Bibliografia Günter Dobler. Cinesiologia: fundamentos, prática, esquemas de terapia. Editora Manole, 2003

fonte:


COMENTE: POR QUE A CINESIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

OBS: NÃO VALE REPETIR AS OPINIÕES!!!!!!!!!!!

17 comentários:

  1. A cinesiologia é importante para os professores de aducaçao fisica, no auxilio de exercicios e atividades fisicas. Atraves da cinesiologia os educadores fisicos compreendem as forças que atuam sobre o corpo humano, assim entao podemos evitar lesoes e obter melhores resultados nas atividades fisicas. aluno judson lino

    ResponderExcluir
  2. A Cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos humanos ou seja estudamos como os músculos agem no nosso corpo,e o funcionamento de cada um deles.A Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.
    Embora na cinesiologia esportiva o medico estuda fortalecimento das funções musculares,para que o atleta tenha uma bom desempenho na sua atividade fisica para que seje tratada com sucesso. ass: renato brandini fauc 2°semestre.

    ResponderExcluir
  3. O professor de educação física tem como tem que ter um amplo conhecimento em cinesiologia pois trabalha com atividades físicas, pois ao executar exercícios físicos para seus alunos de forma incorreta poderá causar lesões e ao aplicar o exercício correto com base na cinesiologia além de prevenir poderá até cura-las,trazendo assim um melhor desenvolvimento para seus alunos e um exercício de melhor qualidade. Aluno: jonathan da silva 2° Semestre fauc

    ResponderExcluir
  4. Cinesiologia, vem como uma ciência que traz metodologia de capacitar o educador físico e com informações de como executar atividades físicas com mais segurança evitando no máximo as lesões,tendo assim um melhor desempenho final nas atividades praticadas.Aluno Edson vieira de Abreu 2º semestre.

    ResponderExcluir
  5. A Cinesiologia é uma aliada do professor de educação física, pois sendo ela uma ciência que estuda as forças que atuam no corpo humano, o professor pode utiliza-la de maneira a favorecer a detecção de posturas incorretas, falta de força em determinados alunos ou até mesmo movimentos que possam potenciar eficazmente determinado movimento do aluno, sendo assim poderemos prever lesões e até evita-las ou aumentar o rendimento de um aluno trazendo maior segurança e eficácia para as aulas de educação física.
    Aluno: Victor Castilho Silva - 2º Semestre - Fauc.

    ResponderExcluir
  6. O profissional da Educação Física tem que ser bem informado em questão da cinesiologia pelo fato que estuda bem o movimento e a postura do ser humano, o professor tem por obrigação reeducar os seus alunos em suas atividades físicas para que eles fazem corretamente seus exercícios sem sofrer lesão, por isso a importância de ser bem informado sobre a cinesiologia para trabalhar no amplo escolar para desenvolver melhor a coordenação motora dos seus alunos. igor lucas 2 semestre fauc

    ResponderExcluir
  7. Cinesiologia : Muito importante em suas variadas teorias e praticidades comprovadas por ser responsável pelo equilíbrio em praticas esportivas. Para o professor de Educação Física é fundamental em exercícios de fundamento em crianças para que possa se aplicar o que o corpo tem capacidade de suportar, pois se trata de conhecer forças geradas por massa e aceleração. Em adultos tem como principal fator a prevenção de lesões e também curas de traumas de lesões.
    Luis Claudio 2º Semestre

    ResponderExcluir
  8. É importante pois o professor de educação física tem a necessidade de saber se os movimentos que ele está mandando seus alunos fazer não vão ter o risco de trazer qualquer tipo de lesão e também pode colaborar para a prevenção e tratamento de lesões.
    ROGÉRIO FAGUNDES MORAES JÚNIOR

    ResponderExcluir
  9. Cinesiologia e a ciência que estuda os movimentos cineticos do corpo, isso quer dizer que a cinesiologia é fundamental para o profissional de educação fisica dando a ele meios e diversos métodos corretivos utilizado na aplicação e desenvoltura dos exercicios fisicos... ALUNO: Humberto Augusto, 2º Semestre, FAUC

    ResponderExcluir
  10. Cinesiologia é a ciência que estuda os movimentos dos músculos, as pessoas aprende como realizar determinados movimentos, onde ele começa e termina; é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimento de vários tipos de tratamento... Aluno Guilherme Marques , 2º Semestre, FAUC

    ResponderExcluir
  11. Para um professor de Educação Física, a cinesiologia tem como base adaptar o professor ao conhecimento do corpo humano de forma anatômica, uma capacidade unica de analisar os músculos trabalhados. O professor, não só deve levar em consideração á analise anatômica, como também, procurar os detalhes do mesmo, como exemplo, a prevenção de lesões, a correção de postura, o desenvolvimento e crescimento do corpo e muitas outras opções ao qual o profissional de Educação Física deve levar em conta.
    Aluno: Gustavo Braga, 2º Semestre, FAUC

    ResponderExcluir
  12. A importância da cinesiologia na educação física e fundamental para o profissional, porque trás os estudos científicos para preparação dos atletas, onde que as técnicas trazida pelos pesquisadores, trás o fortalecimento dos músculos, evitando e tratando as lesões causadas em atletas de forma mais rápida.
    Jeferson Siqueira Guimarães 2º semestre..

    ResponderExcluir
  13. Sem a Cinesiologia professores de Educação física não estariam bem preparados. Hoje tendo conhecimento da ciência da cinesiologia de certa forma eles tem um preparo para apresentar suas aulas teóricas e também praticas aos seus alunos, pois sabem identificar a força que se atua sobre um objeto ou um corpo humano. Sem a ciência da cinesiologia não saberiam prevenir quaisquer lesão física ou lesão psicológica, eles sem saber causariam estas lesões em seus próprios alunos.
    Com a cinesiologia hoje os professores atuais de Educação Física, e também os futuros professores de Educação Física mostram que estão bem preparados para atender pessoas interessadas em melhorias particulares e melhorias aparentes, pessoas acima do peso, abaixo do peso e também pessoas com mais idade e assim em geral.
    A Cinesiologia faz da educação fica o que ela é hoje, sem ela não seria o que é.

    Aluno: ROAN FERREIRA DE ALMEIDA
    segundo semestre de ED Fisica. FAUC

    ResponderExcluir
  14. A cinesiologia é a ciência que tem como objetivo a análise dos movimentos. De forma mais específica, estuda os movimentos do corpo humano. O nome Cinesiologia vem do grego kínesis = movimento + logos = tratado, estudo. A cinesiologia estuda o corpo humano e a sua maneira de movimentar-se, e os fisioterapeutas que muitas vezes estudam a cinesiologia para entender os músculos e ligamentos e como esses se movimentam.
    A finalidade da Cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objecto ou o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e lesão adicional possa ser prevenida.
    Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas.
    aluno:Danubia D. Oliveira dos Santos
    segundo semestre edf. fauc

    ResponderExcluir
  15. A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que actuam sobre um objecto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
    Embora os humanos tenham sempre sido capazes de ver e sentir as suas posturas e movimentos, as forças que afetam os movimentos (gravidade, tensão muscular, resistência externa e atrito) nunca são vistas e raramente são sentidas. Conhecer onde essas forças atuam, em relação a posições e movimentos do corpo no espaço, é fundamental para a capacidade de produzir o movimento humano e modificá-lo.
    aluno: Selma Baez
    segundo semestre edf.fauc

    ResponderExcluir
  16. Por que a Cinesiologia é fundamental para os esportes, ela ajuda ao profissional de educação física prevenir lesões, saber até onde o nosso corpo aguenta uma certa carga de exercícios, com esse conhecimento também ela nos ajuda nos testes musculares, com tudo isso, a cinesiologia é importantíssima para nós mantermos uma saúde em bom estado podendo evitar danos maiores futuros aos nossos alunos e prepará-los ao mundo dos esportes!

    Aluno: Fernando Maykon
    II Semestre Educação Física. FAUC

    ResponderExcluir
  17. A cinesiologia estrutural é o estudo do desenvolvimento de músculos , ossos e articulaçoes na ciencia do movimento . Os ossos apresentam diferentes tamanhos e formas , o que influencia na quantidade e no tipo de movimento realizado entre eles nas articulações . Os tipos de articulações variam em estrutura e função . Os musculos também variam bastante em tamanho , forma e estrutura de uma parte do corpo para outro . A cinesiologia e fundamental para os esportes ajuda a prevenir lesões

    Aluno: Marcos vinicius souza verissimo
    2 semestre educação fisica .fauc ,aum

    ResponderExcluir

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA
Blog criado com intuito educativo, ferramenta de estudo e trabalhos da matéria de Cinesiologia Aplicada à Educação Física - Cuiabá - MT. Prof. Esp Roberto P. de Oliveira.

Que área da Educação Física voce pretende atuar?