Cinesiologia - definição e história


A cinesiologia é um método de resposta do corpo, onde os mais variados tipos de distúrbios dos estados de energia e de órgãos do corpo podem ser analisados e ser harmonizados por meio de diversos métodos corretivos.
O teste muscular é a base da cinesiologia, apesar de responder aproximadamente por 10% de todo o seu campo de atuação. Outro aspecto importante é que o trabalho do profissional das diversas áreas da saúde pode ser facilitado e aprimorado com a cinesiologia.


História

A cinesiologia contemporânea foi criada pelo quiroprático norte-americano George Goodheart, em 1964, sendo o responsável pela introdução do teste muscular em diagnóstico médico, depois de ter descoberto as ligações entre o corpo e as funções musculares, como os meridianos da teoria da acupuntura, determinadas zonas de reflexo, alimentos e emoções.
Tempos depois, nos anos 70, um próprio colaborador de Goodheart, John F. Thie, desenvolveu o sistema denominado Touch for Health, com base na cinesiologia aplicada. Este sistema é dirigido a leigos e apresenta os procedimentos básicos e simplificados das diferentes técnicas da cinesiologia, onde através de testes musculares e equilíbrio de energia, cada músculo é associado a um meridiano e, de acordo com o resultado é fortalecido de maneira adequada.
Um acontecimento importante foi a criação do International Collegeof Applied Kinesiology (ICAK) em, 1975, nos Estados Unidos. Em 1982 os alemães fundaram o Instituto Alemão para a Cinesiologia Aplicada e, mais recentemente, em 1996, foi fundada a Sociedade Médica Alemã para Cinesiologia Aplicada.

O papel da cinesiologia esportiva
A cinesiologia voltada ao esporte teve como precursores os norte-americanos John Varun Maguire e Michael Ugljesa. Com base nas técnicas utilizadas pelo Touch forHealth e pela cinesiologia aplicada para o fortalecimento e harmonização de funções musculares, viram que as dores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez. Através deste método voltado ao esporte, a segurança dos músculos mais exigidos é examinada por meio de diferentes testes e, se houver necessidade, o problema é prontamente corrigido.
Existem ainda outros métodos de exame que são utilizados para otimizar os treinamentos dos jogadores, alimentação, auto-confiança e para a determinação da vontade de vencer.

Bibliografia Günter Dobler. Cinesiologia: fundamentos, prática, esquemas de terapia. Editora Manole, 2003

fonte:


COMENTE: POR QUE A CINESIOLOGIA É IMPORTANTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

OBS: NÃO VALE REPETIR AS OPINIÕES!!!!!!!!!!!

13 comentários:

  1. A cinesiologia é um dos carros chefes para disciplina de ed. física, e para o educador físico, pois possibilita o aprofundamento do movimento corporal,psicológico e saúde de qualquer aluno. Acarretando benefícios de médio e longo prazo, Além de ser compactuada com demais importantes disciplinas como anatomia, fisiologia. Suzana Candia 2ª semestre

    ResponderExcluir
  2. Sua Importância é a Possibilidade do Aperfeiçoamento em relação a Musculatura do Corpo, Saúde e sua parte intelectual, e para um Profissional de Educação Física deve-se ter o conhecimento do fortalecimento e harmonização de funções musculares, importante também saber que ele entenda o corpo humano e a relação com o movimento e desenvolvimento motor. Wanderson Couto Nunes 2° Semestre

    ResponderExcluir
  3. A Cinesiologia é de muita importância para os Educadores Físicos e Fisioterapeutas, pois sempre estamos em movimento, e muitos desses movimentos com posturas inadequadas passam despercebidos, podendo ocasionar lesões com determinados movimentos intensos, por isso devemos conhecer onde e como essas forças atuam, pois assim poderá ser prescrito exercícios de acordo com sua necessidade, não só voltado na área de Educação Física, em todos os ambientes, como na área de trabalho, muitas doenças relacionadas com postura inadequada, ou seja enfatizando também a ergonomia. Jozielly Cristina 2° Semestre

    ResponderExcluir
  4. Armelinda dos S. Silva Acadêmia 2° Semestre de Educação Física10 de fevereiro de 2014 18:44

    Por ser a ciência que estuda o movimento humano e a educação física é realizada através de movimentos a cinesiologia é de suma importância para o professor de educação física entender a maneira de utilizar os movimentos seja para melhoramento, condicionamento ou reabilitação a quem necessite.

    ResponderExcluir
  5. A cinesiologia é movimento,a educação física também é movimento.Então o educador físico tem a suma importância de ter um rico conhecimento voltados a ambos.Saber diferencias de exercicios para poder trabalhar cada movimento corporal dia cordo com a genética de cada individuo sem poder lezionalos,com isso trazendo sempre saúde e bem estar para todos.

    ResponderExcluir
  6. Com base de que a cinesiologia esta relacionada as disciplinas de anatomia, fisiologia, psicologia, antropologia e também a mecânica, pode se afirmar que sua importância para um profissional de Educação Física esta em assimilar as mesmas de modo que busque refletir o estudo dos movimentos do corpo atraves de diferentes ordens (força ou torque) em um modo específico que possa manipular ou ate mesmo desenvolver procedimentos para um bom desempenho do corpo podendo também ser utilizado como uma forma preventiva fundamentada em capacitar ou mesmo evitando com antecedentes lesões causadas pela pratica esportiva.
    Helen Hérica F. P. De Brito 2º semestre

    ResponderExcluir
  7. Josy.morais@yahoo.com.br14 de fevereiro de 2014 06:02

    Cinesiologia estuda os movimentos, se tora muito importante para educadores físicos, pois as forças que afetam os movimentos ou posturas não são vistas ou percebidas por meio do senso comum. Conhecer onde e como essas forças atuam é fundamental para compreender e modificar as atividades e forças que atuam no corpo e de que forma atuam, como manipular essas forças com um enfoque de reabilitação ou de melhora do condicionamento.

    ResponderExcluir
  8. É primordial na vida de um educador físico o saber as funções dos movimentos em conjunto com antropologia, fisiologia e psicologia. E a cinesiologia nós proporciona isso, abrindo um leque de todos esses estudos de modo que podemos aplicar no nosso dia dia, como professor, preparador físico ou até com sigo mesmo.

    ResponderExcluir
  9. é a ciência que estudo o movimento do corpo, e se torna importante para um profissional de educação física pois, viram que as dores causadas pela prática esportiva poderiam ser evitadas com antecedência e que também algumas lesões poderiam ser curadas completamente com eficiência e rapidez.
    Aline Cristina 2º Semestre

    ResponderExcluir
  10. A cinesiologia nos ajuda a compreender as formas de me canimos do nosso corpo, e isso não e tudo, ela também é uma matéria ligada a outras disciplinas facilitando ainda mas os nossos conhecimentos e respeito do fusionamento do corpo, nos ajudando a ter uma vida mas saudável.

    ResponderExcluir
  11. Corpo são mente sã.
    Cinesiologia: estudos demonstram que o corpo em função do músculo tem seus limites; sendo assim, a educação física entra com providencias em com suas técnicas para evitar dores musculares, lesões e ate proporcionar um ótimo condicionamento fisico podendo ate ininfluenciar em um pisicologico, como, auto confiança(determinaçao para vencer).

    ResponderExcluir
  12. Ela é importante pois aplica fortalecimento e armonização de funções musculares, certa dores praticada pelos alunos poderiam ser evitadas.
    O profissional de Educação Física tem como o papel fundamental e responsabilidade pelo corpo e pela saúde, como fortalecimento dos músculos e prolongamento de vida a
    segurança dos músculos mais exigidos é examinada por meio de diferentes testes que ainda requer estudos.

    ResponderExcluir
  13. A cinesiologia é de grande valia para o educador físico, pois, ajuda-nos a compreender o movimento do corpo humano detalhadamente, englobando outras ciências ligadas ao ser humano desde o aspecto fisiológico e anatômico à própria física. Com isso podemos não só prever más também evitar lesões e complicações futuras, respeitando a individualidade biológica de cada um. Georlis Marlonne 2º semestre EDF

    14 de fevereiro de 2014 18:15

    ResponderExcluir

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA

CINESIOLOGIA APLICADA À EDU FÍSICA
Blog criado com intuito educativo, ferramenta de estudo e trabalhos da matéria de Cinesiologia Aplicada à Educação Física - Cuiabá - MT. Prof. Esp Roberto P. de Oliveira.

Que área da Educação Física voce pretende atuar?